terça-feira, 12 de junho de 2007

Futebol – Balanço final da Temporada…

Como vocês sabem sou treinador de futebol de crianças e jovens(vejam o meu 1º post). Este fim de semana terminou a temporada 2006/07 e é chegada a altura de retirar conclusões e aprender com o trabalho desenvolvido. É tempo de pesar objectivos propostos e cumpridos. Tempo de ver de onde partimos e onde chegámos!


Iniciei a temporada como treinador dos Infantis A do

Atlético Clube do Cacém, acumulava funções como treinador/orientador dos meus “bebés” nascidos em 2000/01 e por fim treinador adjunto dos Juvenis.



Objectivo Proposto Infantis A: Atingir a Fase Final.
Coloquei a fasquia no máximo. Algo que aqueles meninos, com 3 anos de competição, nunca haviam conseguido. Tarefa muito complicada e que mais complexa se torna levando em conta a “orientação geográfica” que a Associação Futebol de Lisboa dá ás séries. Numerando apenas as equipas “teoricamente” mais difíceis da minha série: S.L.Benfica, C.F. Os Belenenses, C.F. Estrela da Amadora, Clube Futebol Benfica, Real Sport Clube, S.C. Linda-a-Velha

Objectivo Cumprido Infantis A: Excelente Classificação final, 15º em 56 equipas.
Uma das melhores classificações de sempre.
Atingi-mos a Fase Final de forma épica, ultimo jogo da 1ª fase, depois de estar a perder por 3-0 a 5 minutos do fim conseguimos chegar ao empate e atingir a tão difícil Fase Final. Objectivo proposto, Objectivo cumprido, classificamo-nos a frente de C.F. Os Belenenses, S.C. Linda-a-Velha e Real Sport Clube entre outros.
A Fase Final correu muito bem mas poderia também ter sido Fantástica se não tivéssemos passado por aquele dia tão mau. Há dias em que parece que tudo corre mal como no jogo com os
C. D. Olivais e Moscavide. Depois de 7 jogos a lutar pelo 2º lugar cair para 4º na última jornada doeu. Esse jogo valeu-nos pelo menos 4 posições.
Seja como for a classificação é excelente, talvez impensável para alguns, os objectivos foram atingidos e largamente ultrapassados.
A capacidade de organização defensiva e saídas em contra-ataque foram as grandes armas. Os esquemas tacticos funcionaram na perfeição muito por "culpa" da grande entrega de todos.


Respondendo ao apelo do clube 2 meses depois do inicio da época passo a treinador principal dos Juvenis.
Objectivo Proposto Juvenis: Manutenção, Temporada Tranquila.
A equipa tinha muitas carências tornando-a pouco competitiva, imaginem que fiz toda a época com 4 defesas(1 libero, 1 marcação, 1 direito e 1 esquerdo), ou seja, sem outras opções para as posições. O clube vinha de 2 temporadas extremamente complicadas de onde se destaca pela negativa uma descida de divisão. Na época anterior esta equipa teve 3 treinadores e apenas assegurou a permanência na última jornada. Quando iniciei funções como treinador principal no final da 6ª jornada: 11ª posição - 6 jogos, 5 pontos; 5 empates, 1 derrota

Objectivo Cumprido Juvenis: 8º lugar em 14 equipas. Manutenção garantida rapidamente, a 5 jornadas do fim já tinhamos os objectivos cumpridos, aumentamos níveis competitivos e de intensidade da equipa, apenas 1 derrota em casa. Balanço final muito positivo face aos muitos problemas. 4-3-3 bem rotinado, Principios de Jogo aprofundados mas com alguma lentidão na transição Ataque-Defesa. Dificuldades na fase III principalmente nos Esquemas Tácticos.


Conclusões final da temporada:
Uma época absolutamente fantástica e que me enche de orgulho em todos os níveis.

Obrigado a todos os que trabalharam comigo. Obrigado pela força e pela paciência.
Aos meus meninos um desejo profundo de muita sorte para o vosso futuro...

__________________________________________________________________

Na próxima época:
Está confirmada a minha "transferência" para os Iniciados do Sporting Clube de Lourel.

Estou muito satisfeito e ansioso com mais este salto na minha curta carreira.
Os meus amigos que me perdoem-me mas para o ano vão me ver ás riscas verdes e brancas… ;)

8 comentários:

astuto disse...

Força Sporting Clube de Lourel!

Cumprimentos ao futuro José Mourinho!

Mestre disse...

Trabalhar com miudos a este nível deve ser muito giro, especialmente quando seguimos o evoluir com o passar dos anos.
Felicidades no novo projecto.

Lisa disse...

Muitos Parabéns!!!! Já merecias! Mas tinha de ser para o Sporting? Espero que não te convertas num tio... :) Beijinhos grandes.

beleza de mulher disse...

biba o sportinggggggggggggggg
hehehehehehe

Miguel Ferreira disse...

Realmente trabalhar com crianças é muito bonito e compensador, acredita, Mestre.

Obrigado todos pela vossa força...

Ghé disse...

Obrigado pela visita e parabens pelo teu blog mas principalmente pelo teu trabalho junto da criançada.

serás sempre benvido à N7 comunidade parva da blogosfera www.piadaparvadodia@blogspot.com

Anónimo disse...

Realmente foi uma época fantastica nao em termos desportivos... mas no que toca á convivência entre a equipa orgulho me de ter feito (ou nao) parte deste conjunto de pessoas. Com muitos erros mas com muito divertimento á mistura, apesar da pior decisão que alguma poderia eu tomar nao me arrependo de ter conhecido O MISTER MIGUEL!
Um abraço e felicidades para o futuro.

Anónimo disse...

Aqui no Sporting é k estás bem :)
Tudo de bom Miguel, tu mereces.
Bjkas
Susana

Aprendi a Amar sem te ver

Vou sabendo de ti pelo vento, pela luz que não apagas à noite, pela dor que o peito aprendeu a Amar.   Vou seguindo de mão dada ...